Biblioteca Digital
Inclusões Recentes
A parcela da renda petrolífera destinada à área de educação e a infraestrura escolar
(Brasília: Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa, 2024-10) Capuzzo, Alisson Minduri; Martin, Paulo de Sena; Sousa, Francisco José Rocha de; Tanno, Claudio Riyudi
Discute a possibilidade de destinar os recursos provenientes da exploração do petróleo, especialmente os advindos do pré-sal, para o financiamento da infraestrutura escolar no Brasil.
Organ mountains
(Boston : Ticknor & Fields, 1868) Leuzinger, Georges, (1813-1892)
Mostra uma paisagem das montanhas avistadas. A montanha Garrafão (ou Pico do Garrafão) está no quarto pico da esquerda. "Uma característica curiosa das Montanhas Órgãos, que observamos repetidamente, mesmo nesta curta excursão, é que, entre suas formações estranhamente fantásticas, a região afunda em bacias bem definidas, que geralmente não têm saída. Seguindo a borda de tal bacia por alguns quilômetros e cruzando uma crista intermediária, chegamos a uma espécie de planalto que se projeta sobre outra depressão do tipo saro e oferece uma vista magnífica da cadeia, bem no centro da qual parece estar, pois as montanhas se erguem camada após camada ao redor dela, por todos os lados". (Vide obra, página 488).
Garrafaõ, among the Organ Mountains
(Boston : Ticknor & Fields, 1868) Leuzinger, Georges, (1813-1892)
"Este pico é chamado de "Dedo" pelos ingleses do Rio. Os brasileiros o comparam a uma garrafa". (Vide obra, página XIX). A Pedra do Garrafão pertence ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), no Rio de Janeiro.
Buttressed tree (Eriodendrum Sumauma)
(Boston : Ticknor & Fields, 1868) Bueno, Pimenta
"Esta árvore colossal é conhecida pelos botânicos pelo nome de Eriodendrum Sumauma e pode ser vista em toda a base do Amazonas". (Vide obra, página XIX).
Fan Baccába (Enocarpus distychius)
(Boston : Ticknor & Fields, 1868) Burkhardt, J.
Mostra uma Bacaba-de-leque, palmeira comum no Sudeste da Amazónia, fonte do vinho de bacaba. "Esta palmeira, chamada de Cenocarpus distychius pelos botânicos, é notável pelo arranjo de suas folhas, que são dispostas opostas uma à outra em dois lados do tronco, e cada vez mais altas internamente, de modo que, vistas de um lado, as duas fileiras de folhas são igualmente visíveis e têm a aparência de um amplo leque; vistas de perfil, parecem uma pluma estreita" (Vide obra, página 335).