Exportar estatísticas

O Centro de Lançamento de Alcântara versus a tramitação legislativa da Mensagem nº 296, de 2001, do Poder Executivo (TSA com os Estados Unidos)
Author
Camino, Maria Ester Mena Barreto; Menck, José Theodoro Mascarenhas
Publisher
Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartofseries
Estudo Técnico
Abstract
O “Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas Relacionadas à Participação dos Estados Unidos nos Lançamentos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara” foi celebrado em Brasília, em 18 de abril de 2000. Por determinação constitucional, a análise e concessão de aprovação legislativa para acordos congêneres, pelas duas Casas do Congresso Nacional, é obrigatória e constitui requisito preliminar à ratificação brasileira. Nesse sentido, a matéria foi encaminhada ao Congresso Nacional pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2 de abril de 2001 (MSC 296/2001). Em face de problemas constitucionais e legais no texto acordado, desde a sua chegada na Câmara dos Deputados, foi fonte de acirrados debates, não havendo consenso possível entre os parlamentares. Dessa forma, o Presidente Michel Temer, em 1º de agosto de 2016, requereu a retirada de tramitação dessa proposição do Congresso para reavaliação (MSC 442/2016). Neste estudo, resumem-se esses quinze anos de debate legislativo.
Subject
Centro de Lançamento de Alcântara (Brasil) (CLA)
Tratado, Brasil, Estados Unidos
Direito internacional público
Cooperação técnica, legislação, Brasil
Debate parlamentar
Description
Consultoria Legislativa da Área XVIII - Direito Internacional Público e Relações Internacionais.Consultoria Legislativa da Área I - Direito Constitucional, Eleitoral, Municipal, Administrativo, Processo Legislativo e Poder Judiciário
Date
12/2016

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
centro_lancamento_camino_menck.pdf 866.1Kb Adobe/PDF Thumbnail
centro_lancamento_camino_menck_qrcode.png 418bytes PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)