Ensino dos esportes coletivos na educação física escolar: uma revisão sistemática da produção brasileira.
Author
Silva, Gilberto Feitosa da; Moura, Diego Luz
Publisher
Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-identifier-issn
2175.0688
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-isversionof
2019
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartofseries
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartof
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
E-legis, Brasília, Número Especial – Pesquisas e Políticas sobre Esporte, nov. 2019
Abstract
Analisar as produções acadêmicas sobre o ensino dos esportes
coletivos na educação física escolar. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, buscando as
publicações em oito revistas no período de 2006 a 2016. Foram analisados 26 estudos. Constatou-se que a
baixa produção acadêmica e, consequentemente, as poucas propostas de intervenção podem ser alguns dos
motivos das críticas que muitos autores fazem ao esporte. Apontamos a necessidade de mais estudos que
auxiliem a prática pedagógica do professor, buscando compreender o cotidiano escolar e apresentando
possibilidades para superar os dilemas presentes no ensino dos esportes na educação física escolar.