Exportar estatísticas

Fire alarm ou police patrol? Análise da atuação parlamentar da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados no período da 55ª Legislatura (2015-2019) à luz de uma abordagem teórica sobre fiscalização congressual
Author
Correa, Roberto Rondon
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Marciano, João Luiz Pereira
Abstract
Análise no período da 55ª Legislatura, o principal instrumento de fiscalização da CFFC e da Câmara dos Deputados, a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), na visão comparativa de dois modelos de fiscalização congressual: fire alarm, que se consubstancia num processo reativo de fiscalização, e police patrol, que está ligado a um processo planejado e constante de fiscalizar a administração pública. O quadro teórico para análise dos dois modelos envolveu as teorias da accountability, da Agência e distributiva, ligada ao princípio da Conexão Eleitoral, em que se pode compreender melhor os comportamentos e motivações de quem delega a fiscalização (principal) e quem a executa (agente) no âmbito da arena legislativa. A metodologia compreendeu, ainda, análise quantitativa das PFCs no período de foco.
Subject
Brasil. Congresso Nacional. Comissão de Fiscalização Financeira e Controle
Parlamento, fiscalização, Brasil
Accountability pública, Brasil
Parlamento, responsabilidade, Brasil
Description
Dissertação (mestrado) -- Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2020.Inclui bibliografia.
Date
12/2020

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
fire_alarm_Roberto.pdf 1.524Mb Adobe/PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Ver coleção por

My Account

Discovery