Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento
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2021
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E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
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E-legis, Brasília, n. 34, p. 29-49, jan./abr. 2021
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo do comportamento doador de setores empresariais
nas eleições brasileiras de 2014, focalizando a disputa por dois cargos: presidente da república e
deputado federal. Aplicando as técnicas de análise de redes sociais e de regressão linear múltipla
aos dados sobre financiamento eleitoral divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o
artigo mostra que importantes setores econômicos, as principais candidaturas presidenciais e os
maiores partidos políticos formaram em 2014 uma elite político-econômica altamente
interconectada, cujas relações internas são marcadas por critérios pragmáticos, em vez de
ideológicos.
Subject
Eleições 2014, Brasil Fianciamento de campanha, Brasil