Exportar estatísticas

Catálogo de obras raras da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Author
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Coordenação de Biblioteca
Publisher
Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-identifier-isbn
857365063X (v.1)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-identifier-isbn
8573653485 (v.2)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartofseries
Série coleções especiais. Obras raras ; 1 -- Série comemorativa. A Câmara nos 500 anos ; 1
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Coordenação de Biblioteca. Catálogo de obras raras da Biblioteca da Câmara dos Deputados, [v.1]. Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2000. 475 p. : il.
Abstract
v.1 Contém informações sobre duzentas obras raras divididas em cinco capítulos. Cada obra vem acompanhada de uma descrição bibliográfica, bem como do autor e colaboradores e informações sobre o conteúdo da obra, seu valor intrínseco e as condições físicas do exemplar. Inclui exemplares dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. A seleção foi feita levando-se em consideração a antiguidade da obra, o valor histórico e literário para a construção do pensamento social brasileiro e o interesse dos historiadores, pesquisadores e bibliófilos.v.2 Traz somente obras referentes ao Brasil. Inclui desde livros do século XVI, até alguns poucos do inicio do século XX. Oferece um panorama da história do Brasil desde o seu descobrimento até a Proclamação da República e da fixação definitiva das fronteiras brasileiras pelo trabalho do Barão do Rio Branco e de Joaquim Nabuco. Alguns assuntos históricos são representados, como a documentação sobre a escravatura de negros e de índios, as lutas contra os holandeses e o processo da independência. Traz a correspondência entre o Príncipe Regente Dom Pedro e seu pai, Dom João Vl, complementada por ofícios e documentos das diversas províncias e por depoimentos de militares portugueses submetidos a conselhos de guerra que questionaram as suas atuações ao longo do processo. Essas publicações são particularmente raras por lerem sido impressas pelas Cortes de Lisboa para ditribuição somente aos seus membros e proibida a reprodução.
Subject
História social, Brasil
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Coordenação de Biblioteca, catálogo
Livro raro, catálogo
Livro raro, bibliografia
Alves, Marcio Moreira
Description
v. 1. O primeiro século do Brasil -- Um século de lutas -- A luta contra os holandeses -- As primeiras estatais -- O controle da economia -- As leis das terrras -- Escravidão -- O primeiro ato diplomático -- Aprendendo a pensar -- Livros didáticos -- A consolidação das fronteiras -- A proclamação da independência -- A criação do governo -- A vida na corte -- O primeiro reinado -- A maioridade -- O segundo reinado -- Estudos regionais -- v. 2. Século XVI -- Século XVII -- Século XVIII -- Século XIX -- Século XX.O v. 1 do Catálogo de Obras Raras pertence a "Série Comemorativa. A Câmara nos 500 anos", e o v. 2 à "Série Coleções Especiais: Obras Raras".v. 2. Brasil por escrito / texto Marcio Moreira Alves.Inclui índice de autor e índice de assunto.SYS-587078
Date
4/20/2000

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
catalogo_obras_raras_ v1.pdf 173.9Mb Adobe/PDF Thumbnail
catalogo_obras_raras_ v1_qrcode.png 1.737Kb PNG image Thumbnail
catalogo_obras_raras_ v2.pdf 105.0Mb Adobe/PDF Thumbnail
catalogo_obras_raras_ v2_qrcode.png 1.741Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)