Abstract
Analisa, a partir do trabalho de campo empreendido nas atividades da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, como estes parlamentares participam de tempos e espaços do legislativo. Deste modo, trago a descrição etnográfica os discursos destes deputados religiosos que denotam, mormente, uma "guerra santa" entre os "ungidos" e o Inimigo que ocupa o mundo da política e o espaço público brasileiro. Assim, suspeito que presenciamos contemporaneamente uma maior dessectarização de grupos evangélicos na política quando estes agentes procuram não apenas se tornar a Igreja do amanhã (concorrendo com a Igreja Católica pela posição de religião civil). Mas, sobretudo, tornar, através da participação na política, o mundo dos ímpios o mundo dos justos. Ora, considero, por isso mesmo, as formas particulares de aquisição de sutilezas e de competências necessárias a fim de profissionalizar o político e as relações políticas nas quais estes políticos se engajam. Deste modo, os evangélicos também têm que aprender tais habilidades especialmente por que estão no processo de construção de uma herança histórica na política. Por fim, analiso como os evangélicos, enquanto políticos profissionais, agenciam uma forma de representação e participação políticas que considera tanto o exercício cotidiano da fé quanto uma espécie de investimento nas atividades do século, reinterpretando, assim, o histórico processo de secularização do Estado.
This research analyzes, based on fieldwork done in the Frente Parlamentar Evangélica of
Brazilian National Congress how such congressmen take part in the dynamic and space of the
Legislative power. Thus, I make an ethnographic description of the discourses of these
congressmen, which are mainly based on a ¿holy war¿ between the ¿consecrated¿ ones and
the enemy that occupies the political world and the Brazilian public sphere. Therefore, I
suspect that we currently watch a larger ¿dessectarização¿ of evangelic groups in politics when
such agents seek not only to become the church of tomorrow (competing with the Catholic
Church for the position of civil religion), but, overall, to transform, through their political
participation, the world of the impious in the world of the just. So I consider, because of this,
the particular ways of acquisition of subtleties and competences necessary to professionalize
the politicians and the political relations that surround them. This is because the evangelic also
have to learn such abilities, especially because they are in a process of construction of a
historical heritage in politics. At last, I analyze how the evangelic as professional politicians
make way to a form of political representation and participation that considers both the daily
exercise of faith and a kind of investment in the activities of the century, reinterpreting, thus,
the historical process of state secularization.
Subject
Religião e política, Brasil
Evangélicos, participação política, Brasil
Atuação parlamentar, estudo de caso, Brasil
Representação política, estudo de caso, Brasil
Poder legislativo, Brasil
Description
Dissertação (mestrado) -- Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor); Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), 2011.