Exportar estatísticas

Planejamento da contratação de tecnologia da informação no setor público : análise de conformidade dos papéis e responsabilidades
Author
Silva, Waldir Antonio Barnabé da
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Silva, Wander Cleber Maria Pereira da
Abstract
O planejamento da contratação de soluções de tecnologia da informação (TI) é um processo importantíssimo para a governança de TI. Este estudo teve como objetivo, propor eventuais adequações para obter a conformidade dos papéis e responsabilidades neste processo em um Órgão Público Federal do Poder Legislativo. Para isto foi feito um levantamento dos papéis e responsabilidades na legislação federal que trata deste tema e uma pesquisa nos autos de vinte processos de contratação de TI, para verificar como a questão tem sido tratada no referido órgão público. Verificou-se que a área de TI deste órgão tem se responsabilizado por tarefas e documentos que, segundo as normas usadas como referência, deveriam ser atribuídos ao requisitante da solução ou à área administrativa do órgão. Ficou demonstrado a importância, no órgão estudado, de uma melhor divulgação dos acórdãos do TCU e da elaboração ou adoção de uma regulamentação nos moldes do que foi feito no Poder Executivo com a elaboração da Instrução Normativa nº 4 de 2008 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Subject
Tecnologia da informação, contratação, Brasil
Administração pública, contratação, Brasil
Contrato de serviço, planejamento, Brasil
Contrato de tecnologia, Brasil
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Informática
Contrato de serviço, legislação, Brasil
Description
Monografia (especialização) -- Curso de Governança em Tecnologia da Informação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), 2010.
Date
2010

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
planejamento_contratacao_silva.pdf 3.391Mb Adobe/PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)