Barros, Antônio Teixeira de.Gonçalves, Heverson de Santana2022-08-292022-08-292022https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/40935Dissertação (mestrado) ‐‐ Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2022.Faz uma análise do Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional sob o enfoque educativo. O objetivo geral do presente trabalho foi investigar em que medida o Programa de Visitação Institucional (PVI) contribui para o fortalecimento do conceito do Parlamento. A metodologia aplicada se baseou na análise do referencial teórico e na aplicação de questionários para obter o entendimento, sobre o programa, dos mediadores e coordenadores, representando a Instituição; e das fichas de avaliação da visita ao Congresso Nacional referentes aos anos de 2018 e 2019, representando o cidadão. Tanto os visitantes quanto os colaboradores, em sua maioria, entendem que o Programa é benéfico para melhorar o conceito do Parlamento, uma vez que disponibiliza informações confiáveis, transmite os trabalhos desenvolvidos no Parlamento e esclarece a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e da cidadania.107 p.pt-BRBrasil. Congresso Nacional, programaPoder legislativo, BrasilTurismo, BrasilEducação para a cidadaniaPrograma de visitação institucional ao Congresso Nacional: uma experiência de educação para a democracia Brasília 2022monografia, dissertação, tese