Backes, Ana LuizaVogel, Luiz Henrique2014-03-192014-03-192014http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/16999Consultoria Legislativa - Área XIX: Ciência Política, Sociologia Política, História, Relações InternacionaisAnalisa o financiamento das campanhas, mostrando que os gastos eleitorais, de origem privada, têm crescido num ritmo exponencial. Em 2002, os gastos declarados à Justiça Eleitoral por partidos e candidatos nas campanhas para deputado federal alcançaram R$ 189,6 milhões; em 2010, esse valor chegou ao montante de R$ 908,2 milhões, um crescimento de 479% em oito anos. Na mesma direção, as campanhas presidenciais, que custaram R$ 94 milhões, em 2002, alcançaram a cifra de R$ 590 milhões em 2010, um crescimento de 627% em oito anos.24 p.pt-BRCampanha eleitoral, financiamento, BrasilFinanciamento de campanhas : problemas do modelo atual e opções legislativas para enfrentá-losestudo técnico