Pires, Sérgio Fernando Senna2023-05-082023-05-082023-04https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/41169Consultoria Legislativa - Área XVII - Segurança Pública e Defesa Nacional.O principal objetivo desse estudo é realizar uma breve descrição das possibilidades e limitações do trabalho profissional das(os) psicólogas(os) escolares educacionais no enfrentamento à violência escolar. Destacamos que a atuação profissional é orientada para: (1) a adoção de uma visão sistêmica e integral, contrapondo-se à fragmentação, por meio de fatores ou meras características, para a compreensão dos fenômenos psicológicos ou pedagógicos; (2) contextualização do desenvolvimento na sociocultura, na história, em seus antecedentes, nos processos e não somente nos resultados; (3) a ênfase na relevância dos processos de construção colaborativa de significados e o seu entrelaçamento com as emoções humanas, em processos semióticos, no ecossistema cultural, resultando em reflexos tanto para o indivíduo quanto para o social; e (4) à concepção da ocorrência do desenvolvimento humano no contexto da atuação conjunta e contínua da canalização cultural, da intencionalidade e da capacidade de autogoverno da pessoa na construção de sua subjetividade e na sua ação social. Ao apresentarmos as possibilidades da Psicologia Escolar e Educacional em participar de programas interdisciplinares e articulados para prevenir e intervir em contextos escolares violentos, destacamos a sua orientação crítica e integral ao refletir sobre as possibilidades, as limitações e sobre os problemas do ambiente escolar, sem fragmentar ou isolar o sujeito dos seus contextos. Essa atuação enfatiza a manutenção da coerência teórica e da compatibilidade dos instrumentos de atuação profissional e de pesquisa com a realidade dos fenômenos e dos sujeitos, considerando que não existe neutralidade natural e que os profissionais conduzem os seus trabalhos orientados pela sua visão de mundo, com suas próprias possibilidades e limitações. Concluímos que somente uma atuação articulada, entre diversos campos do saber, políticas públicas e coletividades, com esse elevado nível de complexidade pode ser bem-sucedida em uma tarefa igualmente complexa como o enfrentamento integral à violência escolar, para o que a Psicologia Escolar e Educacional contribui, decisivamente, para a mitigação da violência escolar.20 p.pt-BRViolência escolar, BrasilPsicologia educacional, BrasilBreve reflexão sobre as possibilidades da psicologia escolar no enfrentamento à violência escolar.estudo técnico