Letramento político : trilhas abertas em um campo minado
Author
Cosson, Rildo
Publisher
Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-identifier-issn
2175.0688
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-ispartof
E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
E-Legis, n. 7, p. 49-58 , 2º semestre de 2011
Abstract
Considerando a educação política um campo amplo e multifacetado, propõe-se estreitar seu escopo ao letramento político definido como o processo de apropriação de conhecimentos (direitos humanos, instituições políticas, democracia), práticas (exame de temas controversos, participação decisória, diálogo) e valores (equidade, liberdade) para a manutenção e o aprimoramento da democracia. A partir dessa definição e com o objetivo de fomentar um debate mais profícuo do tema, apresentam-se posições relativamente consensuais entre os estudiosos da área sobre os conteúdos, as práticas e as condições necessárias para o sucesso do ensino da democracia.Considering the political education a broad and multifaceted field, it is proposed to
narrow its scope to the political literacy that it is defined as the process of appropriation of
knowledge (human rights, politic institutions, democracy), practices (controversy issues exam,
share decisions, dialogue) and values (equity, freedom) to the support and improvement of
democracy. Based on this definition and in order to foster a more productive debate of the issue,
it is presented consensual positions among scholars of the area over the content, practices and conditions necessary for successful teaching of democracy.