Exportar estatísticas

Repartição proporcional de vagas nas Comissões Parlamentares de Inquérito : aplicação do princípio da proporcionalidade partidária
Author
Pereira, Vilma
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Braga, Ricardo de João
Abstract
Busca apresentar os efeitos da aplicação do princípio da proporcionalidade partidária nos resultados dos trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito. Pretende também, como resultado exploratório da pesquisa realizada, mostrar a influência da qualidade individual dos membros das CPIs, independentemente de seus posicionamentos políticos; para tanto, decidiu-se pelo estudo da CPI da Crise do Sistema de Tráfego Aéreo, em virtude das características inusitadas que circunstanciaram a sua criação. A pesquisa baseou-se em fontes primárias e em literatura sobre sistema eleitoral proporcional, representação proporcional e relacionamento entre Legislativo e Executivo. Concluiu-se que, apesar de a Maioria governista se utilizar de todos os mecanismos constitucionais e regimentais para impor seu ritmo aos trabalhos da Comissão, a Minoria consegue impingir o debate político. Concluiu-se, também, que a qualidade e a qualificação individual dos membros, independentemente de serem da situação ou da oposição, são fatores determinantes para a projeção pessoal do Deputado e para o resultado final das investigações.
Subject
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados
Comissão parlamentar de inquérito (CPI), Brasil
Representação proporcional, Brasil
Representação partidária, Brasil
Representação política, Brasil
Quociente eleitoral, Brasil
Description
Monografia (especialização) -- Curso de Processo Legislativo, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2008.
Date
2008

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
reparticao_proporcional_pereira.pdf 988.9Kb Adobe/PDF Thumbnail
reparticao_proporcional_pereira_qrcode.png 4.022Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Discovery