Navegando por Autor "Bernardes, Cristiane Brum"
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Item Uma análise dos perfis no Facebook dos deputados federais mais influentes nas redes sociais(2018) Simões, Carolina Prearo Camara; Bernardes, Cristiane BrumAnalisa o comportamento dos deputados federais nas suas páginas do Facebook, durante fevereiro de 2018, e a forma como se utilizam desse site de rede social para realizar comunicação com seus públicos.Item Apresentação do dossiê "Governo e parlamento digital"(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2022-05) Bernardes, Cristiane Brum; Mitozo, Isabele Batista; Almada, Maria PaulaItem Apresentação do dossiê: legislativos estaduais e municipais(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2021-05) Barros, Antonio Teixeira de; Barreto, Alvaro Augusto de Borba; Bernardes, Cristiane Brum; Almeida, HelgaApresenta o Dossiê: legislativos estaduais e municipais, que compreende 11 artigos referentes ao tema, sendo seis sobre legislativos estaduais, quatro relacionados aos legislativos municipais e um que trata da Câmara Legislativa do Distrito Federal.Item Atuação parlamentar virtual: as estratégias dos deputados federais em seus websites(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2015-01) Barros, Antônio Teixeira de; Bernardes, Cristiane Brum; Rodrigues, Malena RehbeinAnálise das estratégias de comunicação política realizadas pelos deputados federais brasileiros por meio de sites na internet. O estudo avalia diferentes aspectos dos sites dos parlamentares: periodicidade e regularidade da atualização, além do uso de recursos multimídia, de interação com o público e para o debate. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2013. As conclusões mostram que 64,2% dos deputados possuem e atualizam semanalmente websites como estratégia de visibilidade e accountability.Item Carreira parlamentar : como atua o parlamentar bem-sucedido eleitoralmente(2011) Bezerra, Tajla Maria Viana Sobreira; Bernardes, Cristiane BrumTraz os resultados de pesquisa destinada a examinar a atuação parlamentar de deputados federais que, ao se candidatarem nas eleições de 2010, conseguiram se reeleger. Para os estudos, foram selecionados 20 deputados de diferentes bancadas temáticas - empresarial, ruralista, evangélica, sindical e dos meios de comunicação, que obtiveram votação significativa, dentre aqueles com o maior número de legislaturas consecutivas. A análise das formas de atuação parlamentar foi baseada nos conceitos teóricos do modelo do Legislativo apresentado por David Mayhew, conhecido como Conexão Eleitoral.Item Como aumentar a visibilidade e a credibilidade do parlamentar por meio das mídias sociais?(2012) Cortez, Camila Gonzaga; Bernardes, Cristiane BrumO surgimento das redes sociais e da Web 2.0 mudou o processo de disseminação da informação em todo o mundo. Estas ferramentas alteraram as relações de comportamento e aproximaram pessoas comuns de agentes públicos e instituições. Com este trabalho propõe-se analisar as melhores estratégias utilizadas na rede para aumentar a visibilidade e consolidar a credibilidade do parlamentar. Para isso, serão analisados os métodos adotados por seis empresas especializadas em mídias sociais, bem como experiências bem-sucedidas de sete políticos que se utilizam desses mecanismos. Entre as técnicas de coleta de dados usadas estão entrevistas qualitativas semiestruturadas e semiabertas. O estudo conclui que as mídias sociais são ferramentas muito poderosas que, quando utilizadas corretamente, trazem muitos benefícios para o mandato do parlamentar e para a conexão eleitoral.Item Concessões de radiodifusão no Brasil : breve análise do relatório final da Subcomissão Especial de Outorgas da Câmara dos Deputados(2009) Menezes, Luiz Cláudio Rodrigues; Bernardes, Cristiane BrumAborda o modelo brasileiro de concessão de canais de radiodifusão. Analisa questões relacionadas à concentração da propriedade dos meios de comunicação e à legislação que regula o tema. Descreve aspectos históricos da radiodifusão no Brasil, desde as normas estabelecidas por Getúlio Vargas. Discute a necessidade de um novo marco legal para o setor de radiodifusão e como o relatório da Subcomissão Especial de Outorgas da Câmara dos Deputados pode contribuir na construção desse novo marco.Item O discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2014) Barros, Antônio Teixeira de; Bernardes, Cristiane Brum; Rodrigues, Malena RehbeinAnalisa os aspectos políticos do discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados. Tal discurso compreende os argumentos e justificativas dos responsáveis pela criação, gestão e produção de conteúdos desses veículos e contempla três aspectos: (1) justificativa baseada no princípio constitucional da publicidade; (2) contraposição à agenda negativa da mídia privada sobre o Poder Legislativo; (3) defesa institucional dos veículos legislativos, especialmente política editorial e estratégias de divulgaçãoItem Discurso populista na república liberal: Análise de discursos e conceito de populismo(2019) Barros, Caio Carvalho Correia; Bernardes, Cristiane BrumPara entender o populismo como um tipo específico de linguagem política, inicialmente, analisamos o conceito a partir do estudo de três dimensões teóricas: 1) a dimensão ideacional, 2) a dimensão de parte da sociologia brasileira e 3) a dimensão da filosofia política de Ernesto Laclau. Então, estabelecemos “elementos populistas” para, a partir de um plano de leitura qualitativo de pronunciamentos de Getúlio Vargas, de João Goulart e de Carlos Lacerda, identificar neles a eventual presença de “elementos populistas”.Item Discursos de deputadas federais sobre mulheres: espaço institucional e mídias sociais(Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2023) Sarmento, Rayza; Bernardes, Cristiane Brum; Fontes, Giulia SbarainiEste artigo busca compreender os discursos de parlamentares brasileiras sobre mulheres e relações de gênero em pronunciamentos na Câmara dos Deputados e em suas mídias sociais pessoais. O objetivo é desvelar quais temas, reivindicações, símbolos e termos são enunciados por representantes mulheres localizadas em pontos diferentes do espectro político. Para tanto, a pesquisa se debruça sobre 344 posts de Instagram, 57.309 tuítes e 444 trechos de discursos das deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Bia Kicis (PL) e Carla Zambelli (PL) que datam de março e maio de 2019, 2020 e 2021. A partir da análise do discurso crítica e da análise léxica automatizada, os resultados apontam a baixa tematização de discussões sobre gênero no corpus e uma atuação discursiva próxima às pautas gerais de seus partidos, divididos entre oposição e base governista.Item Discursos e Projetos de Mudança Social(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2017-09) Pinto, Julio Roberto de Souza; Bernardes, Cristiane Brum; Messenberg, Débora; Barros, Flávia Lessa deO trabalho começa fazendo a diferenciação entre Análise de Discurso – a perspectiva teórico-metodológica adotada no projeto – e Análise de Conteúdo, e a consequente distinção discurso e texto. Em seguida, busca desconstruir o discurso segundo o qual há uma relação direta e não mediada entre as palavras e as coisas, desnudando, portanto, a impossibilidade de uma análise objetiva. Ato contínuo, procurar mostrar a centralidade do discurso nas relações de poder, na formação de hegemonias e na resistência a elas. Por último, ainda que reconheça, portanto, o caráter eminentemente político de todo e qualquer discurso e sua consequente e necessária vinculação a diferentes projetos sociais, o artigo procura definir e caracterizar diversos gêneros discursivos: o político, o jurídico e o midiático.Item Dossiê parlamento, mídia e sociedade.(E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2019-05) Barros, Antonio Teixeira de; Bernardes, Cristiane Brum; Mitozo, Isabele; Lima, Maria Érica de OliveiraNo caso específico dos parlamentos, as tecnologias permitem cada vez abertura, por meio das ferramentas de transparência, dados abertos e meios de interação e participação. Assim, as mídias digitais contribuem para reduzir déficts democráticos, além de promover maior engajamento de públicos interessados nas diferentes agendas que passam pelas instituições legislativas.Item Educação para cidadania na simulação parlamentar : o caso do programa “deputado por um dia” da ALRS(Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2015-01) Bernardes, Cristiane Brum; Lopez, Vanessa AlbertinenceAnalisa o projeto "Deputado por um Dia", mantido desde 1999 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que promove para os jovens estudantes a vivência da rotina dos deputados estaduais. A partir da recuperação de documentos e de entrevistas, analisa efeitos do programa sobre os jovens. Conclui-se que a experiência da decisão coletiva ajuda na percepção da complexidade do processo deliberativo e na criação de uma visão menos ingênua da política.Item Facebook na Câmara dos Deputados : um caso de democracia digital(2017-08-15) Oliveira, José Henrique de; Bernardes, Cristiane BrumVerifica e analisa o nível de participação e engajamento dos seguidores da fan page oficial da Câmara dos Deputados no Facebook.Item A gestão estratégica na Câmara dos Deputados : análise do uso da comunicação para a implantação do planejamento estratégico(2011) Rios Neto, Alexandre Rocha; Bernardes, Cristiane BrumA escolha e a definição de um modelo gerencial a ser implantando em qualquer organização passam, obrigatoriamente, pela anuência da sua alta administração. Trata-se da adoção de um novo posicionamento diante do ambiente em que a instituição está inserida, de uma nova relação desta com seus públicos envolvidos e, sobretudo, do fomento político e financeiro para estas mudanças. Esta nova postura pode ser categoricamente definida como uma decisão vertical descendente visando alcançar determinados objetivos para a instituição. No entanto, além da natureza de "ordem" da diretoria, a participação e o envolvimento do corpo funcional, sobretudo nos primeiros estágios do processo, podem indicar a viabilidade ou não de implantação deste novo modelo escolhido. Ademais, a implantação de um modelo gerencial moderno é uma escolha fundamental e arriscada em qualquer ambiente, sobretudo no setor público. Angariar o apoio dos servidores a partir da uma estratégia de comunicação é fundamental para o sucesso desta decisão. Afinal, mais que um acessório, a comunicação e, sobretudo, a Comunicação Organizacional, devem ser vistas como fundamentais para o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional. Diminuindo as resistências, reduzindo os atritos e levando a um ambiente ágil, participativo e aberto a novos desafios, torna-se mais fácil a aceitação de novas ideias no ambiente laboral. Oficialmente, a Câmara dos Deputados iniciou o processo de implantação de um novo modelo de posicionamento estratégico, baseado no BSC (Balanced Score Card), com a publicação do Ato da Mesa 56, em 8 de dezembro de 2009, que definiu a estrutura de implantação e as atribuições das áreas envolvidas com a Gestão Estratégica. A partir deste momento, uma série de ações de divulgação e promoção do Planejamento foi realizada, mas nenhuma sondagem sobre todo o universo de servidores da Casa foi realizada deste então. Torna-se, portanto, indispensável avaliar como o servidor da Câmara se vê e como ele concebe o Planejamento estratégico da Instituição. Este trabalho possui como objetivo principal identificar, com o uso de ferramentas estatísticas, qual a imagem do Planejamento Estratégico adotado junto aos servidores e de que maneira o corpo funcional se relaciona com este novo modelo administrativo. A pesquisa se pautou nas seguintes questões: (a) como se processa a implantação de um modelo gerencial numa instituição centenária como a Câmara dos Deputados? (b) quais os reflexos, ações e consequências desta decisão? (c) como o corpo funcional lida com esta nova realidade? (d) qual o papel da Comunicação neste processo? Durante 45 dias foram aplicados 148 questionários com diferentes categorias funcionais de servidores, além de 20 entrevistas com os gerentes de programas e projetos e representantes dos escritórios setoriais de gestão estratégica. O propósito foi envolver os diferentes segmentos que atuam com o Planejamento Estratégico: Escritórios Setoriais, Coordenadores de Programas e Projetos e os Servidores comuns da Instituição. A pesquisa indica que a falta de uma política específica de comunicação do Planejamento Estratégico, a resistência do servidor ao novo modelo e, sobretudo, o uso de um discurso fictício de aprovação do Planejamento Estratégico são entraves muito fortes que ao longo prazo podem inviabilizar a sua efetiva implantação. Os resultados obtidos demonstram ainda que muito ainda é necessário ser feito para que as expectativas da alta cúpula, os projetos definidos pelas áreas estratégicas e o apoio do corpo funcional andem no mesmo ritmo.Item O jornalismo independente adentra o parlamento: uma etnografia sobre o trabalho de Alma Preta e AzMina junto ao Congresso Nacional(2023) Melo, Sâmia Bechelane Cordeiro de; Bernardes, Cristiane BrumEstudo de caso etnográfico que busca explorar, descrever, analisar e interpretar o relacionamento entre duas iniciativas de jornalismo independente no Brasil, Alma Preta e AzMina, e o Congresso Nacional. O foco recai sobre dois movimentos principais: o poder de agenda desses veículos sobre o Parlamento e os efeitos de advocacy que geram ao “adentrar” a Casa. Buscando apreender a complexidade dessas relações e o cotidiano desses processos, a pesquisa aporta, assim, para a etnografia dos Parlamentos, um campo em consolidação na Ciência Política.Item Legislativo educativo : o caso do Programa “Missão Pedagógica no Parlamento” da Câmara dos Deputados(2014) Carvalho, Vânia Nunes de; Bernardes, Cristiane BrumAnalisa o Programa de Educação para a Democracia, “Missão Pedagógica no Parlamento (MPP)”, mantido pela Câmara dos Deputados (CD), por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), e direcionado a professores da rede pública que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.Item As manifestações de 2013 sob a ética da Câmara dos Deputados : a Agência Câmara de Notícias na abordagem de uma temática nacional(2017-08-15) Paiva, Mariana Macedo Lahud; Bernardes, Cristiane BrumAnalisa a cobertura das manifestações ocorridas em diversas cidades brasileiras, em junho de 2013, pela Agência Câmara de Notícias. O trabalho busca as motivações pelas quais a imprensa institucional de uma das casas do parlamento brasileiro acompanhou e publicou notícias sobre protestos com destaque na grande mídia nacional e internacional.Item A mídia legislativa como estratégia de conexão eleitoral dos parlamentares brasileiros : o caso da Câmara dos Deputados(2007) Barros, Antônio Teixeira de; Bernardes, Cristiane BrumObjetiva a compreensão da relação da conexão eleitoral dos deputados federais brasileiros com o uso que eles fazem dos veículos de comunicação legislativos: TV, Rádio, Jornal e Agência Câmara. A hipótese para o estudo é que a natureza dos mercados eleitorais onde os candidatos disputam votos e a configuração do eleitorado obtido determinam, em grande medida, as estratégias comunicativas dos parlamentares eleitos, especialmente em relação ao uso das mídias legislativas como canal de contato com os cidadãos.Item Outorgas e renovações de rádio e tv : a radiodifusão no Senado Federal 1999-2008(2009) Teixeira, Henrique Cesar Silva; Bernardes, Cristiane BrumAborda a aprovação de outorgas e renovações de rádio e tv pelo Senado Federal. Investiga relatórios de comissões e da Presidência do Senado, no período de 1999 a 2008, para quantificar a aprovação de projetos de decreto legislativo sobre o assunto. Analisa os partidos políticos mais beneficiados, as regiões e os Estados mais contemplados, as categorias de outorgas e renovações mais aprovadas e o fluxo dessas matérias em períodos eleitorais. Verifica a relação entre os projetos de radiodifusão que tramitaram no Senado, no período pesquisado, e a localidade da emissora.