Exportar estatísticas

Primeira parte das cartas familiares de D. Francisco Manuel escritas a varias pessoas sobre assuntos diversos /recolhidas, e publicadas em Cinco Centurias por Antonio Luis de Azevedo, professor de Humanidades e por elle offerecidas a Illustriss. Doutiss. e Sempre Insigne Academia dos Generosos (sic.)
Author
Mello, Francisco Manuel de, 1608-1666; Azevedo, Antonio Luis de
Publisher
Roma : Na Officina de Filipe Maria Mancini
Abstract
Francisco Manuel de Melo nasceu em Lisboa, em 23 de novembro de 1608, e morreu na sua quinta em Alcântara, em 13 de outubro de 1966. Estudou no colégio jesuíta, especializando-se em Filosofia e Teologia. Aos dezessete anos, decidiu seguir carreira militar. Condenado por instigar homicídio, esteve preso por onze anos, e, em 1655, foi degredado para o Brasil, para onde partiu na armada de Francisco de Brito Freire. Retornou a Portugal em 1658. De lá foi para a Itália, onde permaneceu por alguns anos e começou, em 1664, a fazer uma edição completa de suas obras, às quais, por motivo ignorado, não deu continuidade. Transferiu-se para Lisboa, onde, logo depois, veio a falecer. Historiador, poeta, orador e crítico-moralista, Francisco Manuel foi um dos escritores mais eruditos e polidos.O exemplar de Cartas familiares... do acervo da Câmara dos Deputados se inclui entre os raríssimos, pois traz a última carta da centúria quinta impressa. Essa carta foi arrancada, por ordem do Santo Ofício, de todos os exemplares que dera entrada no reino. Sobre as Cartas familiares..., escreveu o professor Hernâni Cidade : "as Cartas de Melo são mais dirigidas à posteridade que aos seus amigos. Ele mesmo, aliás, as retocou, coligiu e ordenou para serem publicadas em vida. E, por isso, se na forma são de uma requintada elegância que supera toda a etiqueta do convívio pessoal, por mais criminoso, também na substância, apesar de quase todas escritas na prisão, excedeu o interesse individual e momentâneo, encerrando, em geral, conceitos morais para meditação de todos, discretas lições para gerações de leitores".
Subject
Mello, Francisco Manuel de, 1608-1666, cartas
Literatura, Portugal
Description
Titulo da falsa folha de rosto : Obras familiares de D. Francisco Manuel.Abaixo da imprenta : Com Licença dos Superiores.SYS-183887
Date
1664

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
primeira_parte_mello.pdf 373.1Mb Adobe/PDF Thumbnail
primeira_parte_mello_qrcode.png 1.739Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)