Navegando por Autor "Dantas, Humberto"
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Item Coesão, migração e posicionamento partidário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na legislatura 1999 a 2003(Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2009) Dantas, HumbertoA Ciência Política tem se preocupado nos últimos anos em compreender o comportamento dos partidos políticos no interior do Poder Legislativo. Ao contrário do que afirma a opinião pública, seria possível encontrar lógica na atuação das legendas? O que seria capaz de explicar uma eventual ordem? Na Câmara dos Deputados, estudos comprovam que os partidos agem conforme as indicações de suas lideranças. Mas como funcionam as Assembleias Legislativas? O intuito desse artigo é verificar como se comportam as bancadas partidárias na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, notando que além do comportamento dos parlamentares em torno das votações nominais, houve a preocupação de avaliar o que ocorre com a atuação do deputado estadual que muda de partido.Item Educação política, democracia e demanda jovem: a visão de estudantes de ensino médio sobre a política.(E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, 2019-09) Dantas, Humberto; Silva, Felipe Rivello da; Garcia, Paulo Marcelo Rocha; Virgolino, Ronival SilvaO objetivo desse trabalho é compreender, por meio de pesquisa quantitativa, comparando cidades, o que jovens do terceiro ano de ensino médio de um conjunto de escolas públicas de Belém-PA, Macapá-AP e São Paulo-SP pensam sobre política e como se relacionam com a temática. Parte-se da hipótese de que existe interesse desse público pela política e que os resultados não diferem entre as cidades.Item Politização nas escolas : o quanto os jovens compreendem essa demanda(Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, 2011) Dantas, Humberto; Caruso, ViníciusCom base em três diferentes experiências práticas de educação política realizadas em escolas de São Paulo, o texto tem como objetivo compreender a visão dos jovens sobre esse tema. Estamos preparando nossa juventude para o exercício da democracia? Existe, por parte deles, interesse por essa temática? O texto mostra que as respostas variam de acordo com o grau de maturidade do público alvo, ou seja, existe uma possibilidade maior de o processo de politização nas escolas ser mais bem sucedido nas séries mais avançadas do Ensino Médio.