Exportar estatísticas

Ativismo judicial : o Supremo Tribunal Federal estaria legislando? Caso dos mandados de injunção que regulamentam o direito de greve dos servidores públicos
Author
Menezes, Bruno Paiva
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Aragão, João Carlos Medeiros de
Abstract
Analisa o fenômeno do ativismo judicial com a postura do Supremo Tribunal Federal nos julgamentos de mandados de injunção sobre o direito de greve dos servidores públicos. Para tal, demonstrar-se-ão os conceitos de Poder, principalmente do Poder Político e Judiciário, ativismo judicial, a questão da separação dos Poderes e os efeitos jurídicos do mandado de injunção decorrentes da atuação do Supremo, destacando sua mudança de posicionamento em 2007. É esta alteração de sua jurisprudência o objeto central deste trabalho, com o intuito de se verificar se o ativismo judicial praticado no âmbito do Supremo Tribunal Federal, nessa ocasião, o levou a legislar, exercendo o ativismo judicial e interferindo em função precípua do Poder Legislativo.
Subject
Ativismo judicial, Brasil
Separação de poderes, Brasil
Direito de greve, Brasil
Servidor público, Brasil
Mandado de injunção
Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF)
Description
Monografia (especialização) – Curso de Política e Representação Parlamentar, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2013.
Date
2013

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
ativismo_judicial_menezes.pdf 482.3Kb Adobe/PDF Thumbnail
ativismo_judicial_menezes_qrcode.png 3.832Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)