Exportar estatísticas

Transparência orçamentária efetiva e Internet : um estudo a partir dos portais eletrônicos de orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
Author
Alves, Marcus Vinícius Chevitarese
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Faria, Cristiano Ferri Soares de
Abstract
Avalia a qualidade das informações disseminadas pelos portais Orçamento Brasil e Orçamento da União, mantidos pelo Congresso Nacional, no sentido da sua contribuição para a transparência efetiva do processo orçamentário. Como objetivos secundários, a intenção foi contribuir para: (1) a discussão sobre transparência formal, aparente e efetiva; (2) o desenvolvimento e a aplicação de instrumentos operacionais para a mensuração da transparência orçamentária; (3) a avaliação da qualidade da informação em sítios eletrônicos de governo. A abordagem metodológica foi um estudo multicaso do tipo avaliativo. Um levantamento telemático e bibliográfico e um questionário de avaliação. foram utilizados como instrumentos de pesquisa.
Subject
Orçamento público, Brasil
Fiscalização orçamentária, Brasil
Sistema de informação, Brasil
Internet, Brasil
Description
Monografia (especialização) - Curso em Instituições e Processos Políticos do Legislativo, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2009.
Date
2009

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
transparencia_orcamentaria_chevitarese.pdf 1.070Mb Adobe/PDF Thumbnail
transparencia_orcamentaria_chevitarese_qrcode.png 3.878Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)