Exportar estatísticas

A revisão do Código Florestal : como se deu o debate político durante a discussão sobre a alteração da Lei 4771, de 1965 - Código Florestal Brasileiro, na Câmara dos Deputados, como Casa iniciadora - 1º ciclo de discussão e votação
Author
Santos, Ziraldo dos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Ganem, Roseli Senna
Abstract
Este trabalho tem por finalidade analisar como se deu o processo de discussão e votação, no âmbito da Câmara dos Deputados - CD, como casa iniciadora, do PL nº 1.876, de 1999, e seus apensos, que alterou a Lei nº 4771 de 1965. Com esse objetivo, foi desenvolvida análise quantitativa das notas taquigráficas produzidas a partir de Audiências Públicas, realizadas pela Comissão Especial do Código Florestal, e das notas taquigráficas da Sessão da CD do dia 25 de maio de 2011, que aprovou o referido Projeto de Lei. No primeiro capítulo, serão abordados os pressupostos metodológicos desse trabalho. O segundo capítulo será reservado ao estudo sobre a conservação da biodiversidade e, no terceiro capítulo, será feito uma breve análise sobre a evolução dos institutos da Reserva Legal e da Área de Preservação Permanente na legislação florestal brasileira. As conclusões que se pretende extrair desse estudo são que não foi assegurada, nas Audiências Públicas realizadas pela Comissão Especial do Código Florestal, a equidade na participação da sociedade; que, a partir dos dados coletados, os participantes eram a favor de se modificar as regras relativas às APP(s) e à Reserva Legal; e que argumentos importantes, apresentados durante as discussões, não foram contemplados na Redação Final aprovada pela CD.
Subject
Brasil. [Código florestal (1965)]
Brasil. [Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965]
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados
Proteção ambiental, projeto de lei, Brasil
Área de preservação permanente (APP), legislação, Brasil
Reserva legal, legislação, Brasil
Biodiversidade, proteção, Brasil
Processo legislativo, Brasil
Description
Monografia (especialização) -- Curso de Instituições e Processos Políticos do Legislativo, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2012.
Date
2012

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
revisao_codigo_santos.pdf 627.4Kb Adobe/PDF Thumbnail
revisao_codigo_santos_qrcode.png 3.964Kb PNG image Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Discovery