Conexão Eleitoral: Uma análise sobre a relação entre padrões geográficos de distribuição de votos e o comportamento legislativo das deputadas na 55ª legislatura
Author
Faria, Raquel Silva de
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Martins, Ricardo Chaves de Rezende
Abstract
Os principais estudos brasileiros sobre comportamento legislativo pós-redemocratização foram fortemente influenciados pela teoria da escolha racional, evidenciando que tanto elementos da arena eleitoral como da arena política incidem sobre o comportamento legislativo. No entanto, não há estudos que desagregam os dados por sexo e, considerando a evidente sub-representação de mulheres na Câmara dos Deputados, não há como se verificar se deputadas tem comportamento legislativo semelhante aos deputados. Nesse sentido, compreender o comportamento legislativo de deputadas sob o enfoque da conexão eleitoral contribui para identificar nuances da participação política feminina dentro do Câmara dos Deputados e, eventualmente, elucidar problemáticas decorrentes da desigual ocupação dos espaços de poder.
Subject
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados
Poder legislativo, Brasil
Deputado, comportamento, Brasil
Mulher, atividade política, Brasil
Description
Dissertação (mestrado profissional) -- Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2021.
Date
2021

Show full item record Show simple item record



Files in this item

Name: Size: Format: Visualização
Conexão_eleitoral_Faria.pdf 1.123Mb Adobe/PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)