Formação integral, esporte e políticas públicas: uma análise dos programas Mais Educação, Novo Mais Educação e Segundo Tempo

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Data
2022-02
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Brasília : Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento
Resumo
Ao longo dos anos, houve uma solidificação do discurso de formação integral na implementação de políticas públicas educacionais e esportivas. O artigo busca compreender como o discurso de formação integral aparece no contexto de políticas públicas por meio da análise dos documentos dos programas Mais Educação (PME), Novo Mais Educação (PNME) e o Programa Segundo Tempo (PST). No PME e PST, o desenvolvimento holístico aparece como proposta de formação das aulas de educação física tendo como meio vivências que tenham significado. Por outro lado, o PNME visou resultados e rendimentos em prol de uma visão unilateral e reducionista. Concluiu-se que os programas PME e PST representaram uma alternativa viável de formação fenomenológica onde o esporte foi acionado para desenvolver os aspectos axiológicos, físicos e afetivos da formação humana.
Notas
Disponível nas versões em português, inglês e espanhol.
Assuntos
Desporto educacional, programa, Brasil, Educação, programa, Brasil, Políticas públicas, Brasil
Fonte
E-legis, Brasília, Número Especial – Pesquisas e Políticas sobre Esporte, fev. 2022.
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